Censo Agro avança pelo interior do país; mais de 1 milhão de propriedades foram visitadas

Campo Grande (MS)- O IBGE já recenseou mais de um milhão de estabelecimentos agropecuários  ao longo do primeiro mês do Censo Agro.

O trabalho está previsto para terminar em fevereiro do ano que vem.

Após a visita a outras quatro milhões e duzentas mil propriedades em todo o país, 18 mil recenseadores foram contratados pelo instituto para fazer o trabalho de campo que vai permitir atualizar as informações sobre o meio rural do Brasil.

O último censo foi realizado no ano de 2007 . As propriedades já visitadas correspondem a quase 20 por cento do total estimado  mas na região sudeste a cobertura já passa de 22 por cento.

Os profissionais estão levantando informações como a área das propriedades, as características do pessoal ocupado e o uso de irrigação ou agrotóxico.

O Censo Agro também vai criar um cadastro dos estabelecimentos agropecuários  permitindo a realização da pesquisa nacional por amostragem  a exemplo da que já é feita nos domicílios e que vai trazer dados específicos sobre receitas e despesas, crédito rural  técnicas de produção conservação da fauna e de flora e situação social e familiar dos trabalhadores do campo. Agência Brasil