Campo Grande e Dourados lideram em doenças causadas pelo Aedes Aegypty

Campo Grande(MS) –  Os dados são da Secretaria Estadual de Saúde e  revelam  que Dourados já notificou 13 pacientes com sintomas característicos da febre chikungunya este ano e tem como  base atendimento realizado até o dia 20/02. No ano passado  Dourados foi o campeão de casos da doença no Estado.  Segundo o boletim epidemiológico, em todo o Estado são  78 casos suspeitos da doença.

A maior parte s registrada em  Campo Grande, com 26 notificações, seguida de Dourados, Amambai com 7 registros, Ponta Porã com 5, Maracaju com 4, Porto Murtinho com 3, Corumbá e Rio Verde do Mato Grosso com dois casos cada, e mais 16 município com apenas uma notificação registrada.

A febre Chikungunya é uma doença causada pelo vírus CHIKV, da família Togaviridae. Com semelhanças da dengue, a doença também é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado. Os principais sintomas são febre, mal-estar, dores pelo corpo, dor de cabeça, apatia e cansaço. O diferencial da Chikungunya é o impacto nas articulações do corpo. A doença avança para as juntas causando inflamação, vermelhidão e calor nos locais afetados. Em Mato Grosso do Sul as notificações são mais acentuadas a pacientes com idade entre 20 e 34 anos.

No ano passado o estado registrou 794 notificações da doença, sendo que desses, 215 foram confirmados. Uma morte causada pela doença foi registrada em Campo Grande. Ainda conforme a SES, dos 78 casos notificados neste ano, 3 já foram confirmados. Com informações do Dourados News.

Da redação

Foto Divulgação