Castra móvel chega antes da UPA VET, prometida desde 2012

Campo Grande(MS) – Serviço de castração de animais, realizado pelo  Centro de Controle de Zoonoses somente em   gatos, será expandido a partir do segundo semestre de 2020, com a implantação uma unidade móvel, chamada de “Castramóvel”,  para atender  cães. A  novidade foi anunciada na  segunda-feira  dia 30 der dezembro  pelo prefeito Marcos Trad (PSD). O Castra Móvel custa  R$ 190 mil e  a prefeitura  já tem  R$ 100 mil,  através de  emenda parlamentar. O serviço itinerante será em áreas  de alta incidência de animais em situação de rua.  A ideia é castrar 50 animais por semana. Conforme Marcos Trad, informa  que a ampliação do serviço faz parte de um compromisso firmado com as Organizações Não Governamentais (ONGs) e protetores independentes. A Coordenadora do CCZ, Juliana Rezende,  disse que  além da castração, equipe do Castramóvel também dará orientações sobre combate e prevenção da leishmaniose, guarda responsável e saúde pública para a população.  A  emenda foi proposta pelo deputado Márcio Fernandes e vai  ajudar  na implantação do Castro Móvel. Márcio, é  veterinário de formação,   e reconhece que controle populacional, tanto de cães como de gatos, é um problema de saúde pública.

O vereador Francisco Gonçalves de Carvalho,  que participou da solenidade de repasse dos recursos da emenda, espera a implantação da UPA VET. A unidade vai atender a comunidade carente ..

Para o veterinário, a criação da subsecretaria  vai servir para  cuidar ainda de outros animais de Campo Grande. De acordo com o vereador Francisco a implantação da Upá Veterinária foi prometida desde 2012 .

Da redação.