Ouça: Jair penaliza agentes dos Correios e sobe em 100% mensalidade de plano de saúde

Campo Grande(MS) –  Elaine Regina de Souza Oliveira, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Agentes dos Correios, confirma que em 2018, a direção dos Correios não aceitava o que os trabalhadores recolhiam compartilhamento no pagamento do  Plano de  Saúde e  o caso  foi parar na Justiça. Eliane detalha  como fica o recolhimento aprovado no Tribunal Superior do trabalho. TST  em 2018.

Em setembro do ano passado  em acordo coletivo  a direção dos Correios saiu da negociação, e na época foi dado um reajuste aos trabalhadores de 3% abaixo da inflação..

O governo e a Direção dos Correios acionaram o STF – Supremo Tribunal Federal, que derrubou a decisão do Tribunal Superior do trabalho, através de medida Liminar; Assim, o governo e a direção dos Correios aplicaram reajuste de 100% na cobrança da mensalidade do plano Saúde dos Trabalhadores, sem qualquer comunicação, prévia.

Agentes tiveram descontos em seus salários a partir do dia 2 de janeiro  deste ano, entre R$300 até R$1.200. O sindicato dos trabalhadores vai reagir e uma greve não está descartada.

Jair Bolsonaro deixou claro que quer privatizar a  empresa, a ECT  não realiza mais concurso público e caso a medida aconteça,  mais de 40 mil agentes devem ser demitidos em todo o Brasil. Em Mato Grosso do Sul são 1.300 servidores prejudicados com a medida do Governo.

 João Flores Junior