Ouça; Fumante tem grande chance de complicação ao contrair Covid 19

Campo Grande(MS) – Dia 31 de maio é celebrado o Dia Mundial sem Tabaco e por isso, a Associação Médica Brasileira,   anunciou  na quarta-feira (26) uma campanha contra o tabagismo, alertando que fumantes têm maiores riscos de complicações ao contraírem a covid-19. A campanha deste ano, com o tema “Novos produtos, velhos problemas”, foca na questão do cigarro eletrônico.

As associações e sociedades médicas defendem que o cigarro eletrônico, chamado também de DEFs, Dispositivos Eletrônicos para Fumar, permanecem proibidos no Brasil, já que são produtos direcionados aos jovens e adolescentes como alertou Luiz Maltoni, presidente da Fundação do Câncer.

Além da questão de manter proibido o cigarro eletrônico, Mariana Pinho, coordenadora da Aliança contra o Tabaco, sugere ações para diminuir a população fumante no país, como aumentar os tributos sobre o tabaco e direcionar recursos dos  impostos para tratamento e prevenção de doenças crônicas não transmissíveis.

Em tempos de pandemia, os médicos também alertam que o tabagismo pode agravar problemas de saúde a partir da contaminação por covid-19, conforme explicou Ricardo Meirelles, presidente da comissão de combate ao Tabagismo da Associação Médica Brasileira. De acordo com os dados da Organização Mundial da Saúde, são estimadas  156 mortes ao ano no Brasil por causa do  tabagismo.

Da redação