OUÇA: Detran ja tem sala de Big Brother de todo serviço feito pela entidade.

Campo Grande(MS) – Em março,  as autoescolas de Mato Grosso do Sul terão que instalar em seus veículos câmeras de monitoramento, aparelho GPS e sistema de biometria, que funcionarão durante as aulas de instrução no trânsito. A exigência do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) foi anunciada na manhã de terça-feira pelo diretor-presidente da instituição, Gerson Claro Dino.

 

As despesas do monitoramento durante o exame são de responsabilidade do órgão público, enquanto a instalação dos sistemas nas aulas será obrigação das autoescolas. Os dados captados durante as aulas serão enviados para uma central de monitoramento e a nova exigência tem a finalidade de evitar fraude no processo de habilitação de condutores.

 

Claro anunciou ainda sistema de câmeras em lombadas eletrônicas, que além da velocidade do veículo, apresenta  leitura de qualquer tipo de irregularidade que o carro tiver, como notificação de roubo, furto, documento ou seguro atrasados.

 

Atualmente,  10 lombadas no Estado funcionam com o sistema de câmeras que podem fazer a “varredura” nos veículos. O Detran não informou quantas terão depois da ampliação do serviço. A meta do Detran é evitar fraude. Jerson Claro concedeu entrevista coletiva na manhã de terça feira para anunciar a central de vídeomonitoramento de todo o trabalho feito pelo Detran.

 

 Da redação

Foto Assessoria Detran MS