OUÇA: Para STF aborto em microcefalia só se criança não tiver chance de sobreviver fora do útero.

Campo Grande(MS) – A  orientação partiu do Ministro do Supremo Tribunal Federal, Marcos Aurélio Mello, para ele aborto será permitido se a criança não tiver chance de sobreviver fora do útero. Com crescimento da microcefalia, aumentam as discussões dos casos graves. Grande maioria das crianças nascidas  com a má formação estão vivas e mesmo com limitações cognitivas e locomotoras poderão se desenvolver. Já um numero menor, por causa de diversas complicações provocadas pelo Zika Virus, não resistiu. Dados do Ministério da Saúde são  4 mil casos de bebês com Zika Virus que estão vivos,  49 recém nascidos com a má formação morreram.

O ministro Marco Aurélio Mello, do STF foi o relator da ação que garantiu o aborto nos casos de Anencefalia, quando o feto  não tem cérebro. Ele disse que isso é bem diferente microcefalia, quando há cérebro e  o crânio do bebé é menor que os 32  centímetros como padrão médio fixado no Brasil. Mello avalia que a justiça poderá estender o entendimento, a esses casos, se ficar provado que não haverá sobrevivência do Bebê fora do útero.

Para o ministro, a situação é delicada porque muitas vezes anomalia é verificada do meio para o fim da gestação. O Juiz,  Jeceir  Coelho Alcântara, da primeira vara criminal de Goiania, já autorizou, com base na decisão do STF a interrupção de gravidez em 14 casos. 12 de Anencefalia e dois de síndromes raras. Ele acredita que novos pedidos devem chegar a justiça e devem exigir cautela.

 

O Ministério da Saúde, adotou critérios para que crianças com Microcefalia sejam encaminhadas a centros de reabilitação, e recebam estímulos precocemente, O conselho Federal de Medicina diz que o aborto deve obedecer o código Penal e o STF . Ainda para o CFM a microcefalia não impede a vida. Com informações da Rádio CBN.

 

Da Redação

foto Divulgação.