OUÇA: Lâmpadas de LED só poderão ser vendidas com selo do Inmetro

Campo Grande (MS)- As lâmpadas LED agora só poderão ser comercializadas por atacadistas e varejistas no Brasil se tiverem o selo do Inmetro*. Para os estabelecimentos comerciais cadastrados como micro e pequenas empresas, o prazo para venda se estende até 17 de janeiro de 2018.  As lâmpadas de LED são mais eficientes e econômicas. Conforme o Inmetro, esse tipo de lâmpada pode ter vida útil até 70 vezes maior do que a das lâmpadas incandescentes, que desde 2016 deixaram de ser comercializadas no Brasil. A lâmpada de LED é a tecnologia mais moderna e também mais barata e menos nociva ao meio ambiente. Como explica Paulo Mundeu, diretor de Marketing da FLC, empresa produtora de lâmpadas.

SONORA

O servidor público, João Vitor Rocha, comenta os resultados da opção pelas lâmpadas de LED.

SONORA

O Inmetro fará a fiscalização desse tipo de comércio realizando ações não só no mercado, mas também nas fábricas, importadores e centros de distribuição, em busca de irregularidades. As multas provenientes das infrações podem chegar até R$ 3 milhões de reais, se consideradas as situações agravantes, como, por exemplo, a reincidência da infração pelo mesmo fornecedor.

As denúncias de irregularidade devem ser apresentadas ao Inmetro por meio da Ouvidoria, pelo telefone 0800 285 1818. A regra começou a valer no dia 17 de julho.