Educadora de Campo Grande recebe prêmio do MEC 'Professores do Brasil'

Campo Grande (MS)- Depois de um ano trabalhando para mudar a forma de interação entre pais, professores e alunos, neste caso bebês, a professora de educação infantil Érika Toshiê Reis Kassawara, de 46 anos, destes 22 anos dedicados a educação recebeu neste fim de semana, o prêmio Professores do Brasil, que está na sua 9º edição.

“Foi uma alegria, estava muito insegura”, fala a professora que conta com muito entusiasmo como foi a transformação feita em sua sala de aula. A professora que dedicou 19 anos ao ensino de educação infantil recebeu em novembro de 2012 um convite para assumir o berçário do Ceinf (Centro de Educação Infantil) do Jardim Carioca. “Levei um susto com o convite, mas acolhi e fiz diversas pesquisas para me preparar para este novo ciclo”, afirmou.

A professora fala que antes da mudança era muito complicada a fase de adaptação dos bebês com os professores, o que deixava muitos pais preocupados, já com as mudanças propostas criou-se um vínculo afetivo que facilitou a entrada dos bebês na vida educacional.

“Muitos pais vieram falar das mudanças que sentiram com as alterações, e que apoiam a ideia”, explica. A mudança parece simples, mas os resultados são enormes. Antes do início do ano letivo uma entrevista é feita com as mães no próprio berçário para saber sobre a preferência dos bebês, que participam de tudo. Com todas as informações em mãos, as mães são convidadas para que em um dia da semana participe das atividades do berçário junto com os filhos.

“Isto faz com que a mãe sinta-se segura em deixar o filho na creche e a criança não fica com medo de ficar no local quando a mãe não estiver”, afirma. Com este processo de portas abertas aos pais, a adaptação tornou-se fácil e prazerosa para as crianças, informa Érika.

A professora que cuida de 20 bebês sente o reconhecimento de todo seu trabalho com o prêmio, “Saio de casa feliz e volto realizada. Isto é resultado da dedicação e zelo aos meus pequenos”, fala emocionada a professora. Foram mais de 11 mil inscrições em todo o país, e Érika Toshiê Reis Kassawara foi ganhadora da categoria educação infantil, categoria creche, municipal, estadual e região Centro-Oeste.


 

Em 2014 Campo Grande também recebeu o prêmio Mec (Ministério da Educação) professores do Brasil, na categoria educação infantil. Midia Max