Ministro da Justiça autoriza permanência da Força Nacional por mais 15 dias em Caarapó

Campo Grande (MS)- A permanência da Força Nacional em Caarapó foi prorrogada por mais 15 dias, a contar desta segunda-feira. . Esta decisão, assinada pelo ministro da Justiça Alexandre de Moraes e publicada no Diário Oficial da União, está relacionada aos confrontos envolvendo fazendeiros e indígenas na localidade, quando uma pessoa morreu e outras ficaram feridas. 

Conforme a publicação, a Força Nacional deverá “atuar, de forma complementar, em apoio às atividades da Polícia Militar do Mato Grosso do Sul para garantir a segurança das pessoas, do patrimônio e a manutenção da ordem pública na área de ocorrência de conflitos entre índios e não índios”. O apoio foi solicitado pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB). 

 

O CONFRONTO

Agente de saúde Clodioudo Aquileu Rodrigues de Souza, de 26 anos, morreu depois de ser atingido por um tiro durante os conflitos. Confusão aconteceu na Fazenda Ivu, localizada no município de Caarapó, invadida por índios no último domingo (12).

Os indígenas Jesus de Souza, Libersio Marques Daniel, Catalina Rodrigues de Souza, Valdilio Garcia, uma criança e outra pessoa que não teve identidade divulgada ficaram feridos e tiveram de ser levados para o Hospital Beneficente São Matheus. Outras cinco foram transferidas para o Hospital da Vida em Dourados.

 

Três policiais militares também se machucaram. Eles foram feitos reféns e agredidos pelos indígenas durante auxílio ao Corpo de Bombeiros no trabalho de resgate.