OUÇA: CG perde posto da Capital dos gordinhos; preparador físico diz que mudança de hábito começa na mente

Campo Grande (MS)– 54% da população brasileira que reside nas capitais está acima do peso. O dado é da Vigitel – Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico do Ministério da Saúde. O levantamento divulgado foi realizado em todas as capitais, entre fevereiro e dezembro do ano passado com mais de 53 mil pessoas. Para o preparador físico, Ricardo Siufi, os dados preocupam.

SONORA

Para Ricardo Siufi, o importante é abandonar o hábito do sedentarismo.

SONORA

A dona de casa Neuza França, de 52 anos, depois do casamento e dos filhos, deixou de se exercitar. Hoje, tem restrições por conta de uma doença que acomete os nervos. Mesmo assim, recebeu recomendação médica para voltar a fazer exercícios.

SONORA

De acordo com dados da mesma pesquisa, 37% da população pratica atividade física. Maria de Lourdes Gomes, dona de casa, está acima do peso, tem diabetes, pressão e colesterol altos, duas doenças que acompanham quem é sedentário.  Agora aos 61, ela toma vários medicamentos diariamente para controlar os problemas de saúde.

SONORA

Ricardo Siufi destaca que para manter a saúde e ficar longe das doenças crônicas é preciso fazer exercícios físicos independente do peso.

SONORA

Mais informações sobre a melhor forma de começar uma atividade física podem ser obtidas pelo telefone (67) 9 9675-1250.