OUÇA: Trezentas mil pessoas frequentam supermercados no feriado na capital.

Campo Grande(MS) – Justiça do Trabalho proibiu supermercados de Campo Grande de abrirem nos próximos feriados enquanto não houver acordo coletivo com os trabalhadores, sob pena de multa de dois salários mínimos em prol de cada empregado que trabalhar nas datas. Decisão  é do juiz do trabalho substituto, Izidoro Oliveira Paniago, da 7ª Vara da Capital.

Decisão já é vale para o feriado de Dia do Trabalho, na segunda-feira (1º). Sindicato dos Empregados no Comércio de Campo Grande (SECCG) entrou com ação na justiça depois que supermercados se recusaram a fechar Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) e antes do dia 21 de abril, como tentativa de evitar que supermercados abrissem no feriado de Tiradentes.

Na decisão,  de quarta feira, juiz especifica que segmento do comércio não poderá abrir nas datas de 1 de maio, 13 e 15 de junho, 26 de agosto, 7 de setembro, 11 e 12 de outubro, 2 e 15 de novembro, ou até que obtenham autorização em acordo coletivo para abertura. Magistrado determinou ainda a comunicação, com urgência, aos órgãos de fiscalização do trabalho, para garantir o cumprimento da decisão. Falta de acordo coletivo se deu depois que supermercadistas ofereceram pouco mais de 2% de reajuste aos trabalhadores, além de tentar acabar com direitos como folga depois de feriado trabalhado e descanso de intervalos.

O outro lado; O presidente da Associação Sulmatogrossense de Supermercados, AMAS,  Adeilton Feliciano do Prado confirma que a entidade  não vai recorrer da decisão, por falta de acordo coletivo.  De acordo com Adeilton do Prado, nos feriados,  trezentas mil pessoas frequentam os supermercados somente em Campo Grande.. Ouça a reportagem da Rádiowebms;

 

Da redação

Foto Divulgação;.