OUÇA: Curso capacita professores e gestores da região de fronteira

Campo Grande (MS)- Em agosto, o Ministério da Educação promoverá o curso de Formação em Cooperação Educacional na Fronteira para professores e gestores. De acordo com a responsável pela Cooperação Bilateral com América Latina, da Assessoria Internacional do Ministério, Sandra Sergio, o objetivo é aperfeiçoar a prestação dos serviços oferecidos por 13 mil escolas públicas, 45 universidades federais e 51 institutos federais de educação localizados na fronteira do País.

Os cursos serão promovidos na segunda quinzena de agosto em Cuiabá (MT), Boa Vista (RR) e Pelotas (RS). Em cada uma dessas cidades serão capacitados até 60 alunos. Podem participar profissionais de escolas, universidades e institutos federais. O MEC oferece duas vagas para cada instituição educacional localizada na fronteira. Os interessados devem procurá-las para solicitar a participação.  As inscrições seguem calendários diferentes, com prazos finais a partir do dia 15 de julho. Os custos de deslocamento e hospedagem ficam sob a responsabilidade dos participantes.

Para a assessora Sandra Sergio, as diferenças e semelhanças culturais reveladas na convivência entre os alunos, representam os desafios em sala de aula.

SONORA

 

 

Temas como o histórico das relações do Brasil na fronteira, a internacionalização da educação, questões como a interculturalidade e comunicação, além da elaboração e execução de projetos de cooperação na fronteira, são demandas tratadas no curso. Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail dialogosai@mec.gov.br.