OUÇA: MS tem 90 mil hectares de área de preservação de rios degradadas, a maioria legalizada.

Campo Grande(MS) – Programa S.O.S. Rios do Ministério Público através do Centro de Apoio Operacional das promotorias de Justiça de Meio Ambiente- CAOMA,  Criada em  2008, com o projeto, Rio Miranda e que teve como ponto de partida o Rio Formoso em 2003 pela promotoria de Justiça de Bonito. anuncia o crescimento da devastação de áreas de preservação permanente nos rios do Estado. Entre 2006 á 2011, foram devastadas 77 mil hectares e de 20013 a 2015 são 90 mil hectares um aumento de 16%.

A área chega a ser comparada em duas vezes e meia o tamanho de Campo Grande. Luciano Furtado Loubet, promotor de Justiça de Núcleo Ambiental anuncia, disse a R            ádiowebms, que o  Mato Grosso do Sul  precisa  implantar a  resolução do CONAMA 379 de 2006.O Secretário de Meio Ambiente,  Jaime Verruck, presidente  do Instituto de Meio Ambiente IMASSUL , esteve na reunião na sede do MPE. Explicou que houve represamento na concessão de licenças ambientais no Estado. Verruck destacou  ainda que 90 mil hectares da área degradada não impressiona o governo.

 

O programa S.O.S. Rios, abrange 24 projetos ambientais em 45 cidades e envolve mais de 4 mil quilômetros de Rios,  com 1 milhão e 49 mil hectares vistoriados em 2 mil 570 propriedades rurais. A fiscalização movimenta 1.347 inquéritos Civis Instaurados,  833 termos de ajustamento de Conduta celebradas, TAC e   498 ações ajuizadas. O monitoramento deve ser anunciado a cada ano. Ouça a reportagem da Rádiowebms.  

 

João Flore Junior

Foto Giovana Silveira/Assessoria de Imprensa do MPE.