OUÇA: PF prende grupo que planejava atentados nas Olimpíadas

Campo Grande (MS)- A 15 dias dos Jogos Olímpicos, a Polícia Federal prendeu 10 brasileiros suspeitos de terem ligação com o grupo terrorista Estado Islâmico. A Operação Hashtag foi realizada em dez estados e há indícios de que os envolvidos estariam planejando um atentado na Olimpíada. Foi a primeira operação após a publicação da Lei Antiterror, que começou a valer este ano. E a ação foi realizada em parceria com agências de informação internacionais.

Ao todo, foram expedidos 12 mandados de prisão, 19 de busca e apreensão e dois de condução coercitiva, quando a pessoa é levada para prestar depoimento. Dois suspeitos estão sendo monitorados.

A operação foi cumprida nos seguintes estados: Amazonas, Ceará, Paraíba, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, São Paulo e Rio Grande do Sul.

O ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, explicou que as investigações começaram em abril e foram descobertos grupos em redes sociais, como WhatsApp e Telegram, onde os suspeitos trocavam mensagens. O ministro e detalha que o grupo estaria se preparando para um atentado.

 

SONORA

Foram apreendidos celulares computadores. O ministro afirma também que eles teriam comemorado, os ataques em Nice, na França, e em Orlando, nos Estados Unidos. E destaca:

SONORA

 

 

Apesar disso, Alexandre de Moraes garantiu que não houve nenhum contato desses brasileiros com o Estado Islâmico. Os suspeitos apenas se consideravam ligados ao grupo. Eles ficarão presos por até 60 dias e devem responder pelos crimes de promoção de organização terrorista e realização de atos preparatórios de terrorismo. Se condenados, podem pegar, cada um, até 23 anos de prisão. Com informações da Rádio Agência Nacional