OUÇA: Chuva é insuficiente para plantio da soja; Aprosoja, aposta em aumento na produção.

Campo Grande(MS) –  Plantio de soja  atinge 16%  de  374 mil hectares. Na  região sul, o  clima tem ajudado, abrange 50% da área plantada. Dados  da, Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul APROSOJA,  anunciados segunda feira, informa  que  o plantio evoluiu  250 mil hectares. O clima ajuda  os agricultores da região sul, onde a média de plantio é de 25% da área. Os plantios  estão  adiantados, em   Aral Moreira e Sete Quedas  com 50% de terra plantada.   E a  falta de chuva tem levado produtores a adiar o início do plantio na região norte e centro, onde a média não chega a 3%. Carlos Ricardo Fietz – Agrometeorologista da Embrapa de Dourados, anuncia a Rádiowebms que  esperava chuva na segunda quinzena de setembro.

 A falta de chuva derrubou a umidade do ar que ficou abaixo de 30%; e o plantio da soja começou em primeiro de outubro. E com a ajuda do clima, começou em setembro na região sul. Para Carlos Ricardo Fietz,  a região Central do Estado,  precisa de mais chuva.

Para o agrometeorologista Carlos Fiz da Embrapa, o plantio da soja pode ser feito  até  31 de dezembro e não deve prejudicar o inicio da safra do milho safrinha.   A APROSOJA estima crescimento de mais de  2% na produção do grão, passando de 7 milhões  e  Seiscentas  mil toneladas na safra anterior, para 7 milhões setecentas e setenta e oito mil   toneladas na safra 2016/2017. Ouça reportagem.

 

 

João Flores Junior

Foto Divulgação.