OUÇA: Jogo da Baleia Azul chama atenção sobre Depressão entre crianças e adolescentes e preocupa deputados.

Campo Grande(MS) – Mato Grosso do Sul poderá  ter um  Programa de Prevenção e Combate ao Jogo da Morte – Baleia Azul. A proposta foi apresentada nesta quinta-feira  pela deputada Mara Caseiro (PSDB), durante a sessão na Assembleia Legislativa. Seria medida de prevenção do suicídio de crianças e adolescentes que aderem aos “desafios”. O Programa  consiste na tomada de ações conjuntas que alertem a população quanto ao perigo da prática do jogo que tem levado vários à morte em todo o mundo. A proposição  sugere  que o Programa deverá ser divulgado em todos os meios de comunicação, sem custos, e oferecerá palestras a pais e alunos em escolas públicas e particulares, além de atendimento personalizado àqueles que já aderiram ao Baleia Azul. O Centro de Valorização da Vida (CVV) poderá ser parceiro na iniciativa.  

A deputada Antonieta Amorim, também falou do jogo, da Baleia Azul,  na tribuna da Assembleia na sessão de quinta feira.A deputada chama atenção dos pais e responsáveis  quanto ao comportamento das crianças e  jovens.

Ouvimos a deputada Antonieta Trad. O deputado Paulo Corrêa (PR)  sugeriu a realização de uma audiência pública, para tratar do Jogo da Baleia Azul. O Coronel David também demonstrou preocupação com o acesso dos jovens às drogas e informações nocivas abertamente na internet. Mais do que a preocupação com o jogo, os deputados Pedro Kemp (PT) e Dr. Paulo Siufi (PMDB) discursaram sobre a atenção aos sinais da depressão e outros transtornos mentais. Marcio Fernandes (PMDB) apresentou uma indicação ao Governo do Estado, com cópias às Secretarias de Educação, Assistência Social e de Segurança Pública, pedindo medidas urgentes para fiscalização, controle e prevenção ao jogo Baleia Azul. O CVV oferece apoio emocional para prevenção do suicídio, por meio do site www.cvv.org.br ou ligação gratuita para o número 141. O atendimento funciona 24 horas por dia e oferece sigilo absoluto.

Da redação

 

Foto Roberto Higa / Assessoria de Imprensa da Assembleia Legislativa.