OUÇA: Mais de 45 mil crianças e adolescentes trabalham em Mato Grosso do Sul.

Campo Grande(MS) – Ministério Público do Trabalho e integrantes das Secretarias Municipal  e Estadual de Assistência Social, montaram um Stand na praça Ari Coelho Centro de Campo Grande para passar informações sobre ações de combate ao Trabalho Infantil. Dia 12 é data mundial contra o Trabalho infantil em todo o Mundo.

Dados de pesquisa por domicílio realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, de  2015 revelam que no Estado são 46 mil crianças e adolescentes entre 5 á 17 anos  trabalhando. Em operativo  da justiça do Trabalho em oficinas mecânicas de Dourados e Campo Grande foram encontradas 22 adolescentes em atividades. Maristela Borges de Souza Saravi, Coordenadora de combate ao Trabalho infantil, informa muitos jovens encontrados  nas oficiais são adolescentes aprendizes, a partir dos 14 anos de idade.

 

Ela informa outras localidades onde é usada a mão de obra de adolescentes ..Muitas crianças e adolescentes  trabalham com os pais. O desafio é contatar trabalho domestico infantil como Limpeza de casa, jardinagem, Babá. Maristela Saravi, disse que não há denuncia e a fiscalização  não pode entrar nas residências. O trabalho infantil provoca tríplice exclusão na infância na fase adulta e na Velhice. 

 

Da redação

Foto Ilustrativa