Projeto quer incluir o tema “Prevenção ao Uso de Drogas Ilícitas” nas escolas

Campo Grande (MS)- Durante sessão na Assembleia Legislativa nesta quarta-feira (17), o deputado Marcio Fernandes, apresentou projeto de lei que determina as escolas da rede estadual do Mato Grosso do Sul incluírem nas aulas da grade curricular o tema “Prevenção ao Uso de Drogas Ilícitas”.

Para o autor do projeto de lei, o contato com as drogas normalmente acontece na fase em que se frequenta a escola, portanto é o ambiente propício para uma prevenção primária. “Os jovens passam um tempo significativo de suas vidas no ambiente escolar, local esse privilegiado para ensinar e levar os alunos a reflexão e formação de valores. Seria uma prevenção, acredito que num conjunto de escola, família e igreja é possível salvar muitas vidas.”, explica Marcio Fernandes.

De acordo com o projeto, o tema poderá ser abordado por diferentes disciplinas, o importante será exercitar a reflexão sobre seus contextos, sociais, econômicos, químicos, biológicos, históricos, entre tantas outras áreas que o uso das drogas pode ser debatido.

Os índices de consumo de drogas ilícitas tem se tornado cada vez mais comum entre os jovens, inúmeras pesquisas retratam esses números crescentes, em especial os estudantes de escolas públicas estão usando drogas cada vez mais cedo, na faixa etária de 10 a 12 anos, 12,7% dos estudantes já usaram algum tipo de droga na vida, sendo 22,6% o total de estudantes que usam drogas nas redes estaduais de ensino de acordo com pesquisa realizada pelo Cebrid (Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas), com apoio da Senad (Secretaria Nacional Antidrogas), segundo estudo feito na rede pública de ensino das 27 capitais brasileira.

 

 

Foto: Victor Chileno/ AL