Campo Grande terá 2º Unidade da Rede Solidária a partir do dia 20

Campo Grande (MS)-  Em uma área de mais de 7,2 mil m2, a segunda unidade do Programa Rede Solidária, denominada ‘Iria Leite Vieira’, será entregue oficialmente para a população no próximo dia 20, às 8h30, com a presença do governador Reinaldo Azambuja e da titular da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), Elisa Cleia Nobre. A unidade já atende a comunidade da região do Jardim Noroeste com serviços e cursos como o de panificação.

A exemplo da primeira unidade, localizada no bairro Dom Antônio Barbosa, na Capital, a localização no Jardim Noroeste foi escolhida por conta de diagnóstico de vulnerabilidade social. São mais de 13 mil moradores na região e levantamentos realizados pela Sedhast apontaram que houve aumento de 150% nos homicídios na região de 2014 para 2015. Outra situação é que grande parte da população é de crianças e o bairro ainda apresenta o pior índice de qualidade de vida da Capital, segundo o Relatório da Prefeitura (Planurb-2015).

Com uma estrutura física de 2.338 m² a unidade conta, desde a implantação, com parcerias da iniciativa privada e de voluntários. Para a secretária Elisa, a implantação do Rede Solidária no Jardim Noroeste preencherá uma lacuna social. “Certamente a população do bairro e da região será grandemente beneficiada com a entrega dessa nova unidade. Os cursos e as atividades oferecidas ali serão de grande utilidade para as famílias, jovens e adultos, que sentirão não somente no presente as diferenças, mas sim, também no futuro e colherão os benefícios do que é oferecido hoje. É um investimento na pessoa”, destacou a secretária.

No Jardim Noroeste, 32,7% da população do está dentro da faixa etária de 0 a 14 anos, conforme dados do IBGE (Censo/2010). O bairro foi estrategicamente selecionado para receber a nova unidade do Programa Rede Solidária e contará com módulos de Educação, Cultura e Esporte; Escola da Família; Saúde e Prevenção; Segurança Cidadã; Voluntariado; e Trabalho e Renda.

Iria Leite Vieira

 

Nasceu em Bela Vista, MS, em 20 de outubro de 1919. Faleceu em Campo Grande, em 05 de maio de 2016, aos 96 anos.Participou da construção, gestão e manutenção do Asilo São João Bosco (hoje denominado Recanto São João Bosco) para abrigo permanente de 180 idosos desamparados socialmente (indigentes), em uma construção de aproximadamente 4.000m², situada no Bairro Tiradentes, juntamente com seu esposo João Nogueira Vieira.Atuou em prol daquela instituição, desde a promoção de eventos até a gestão e assistência pessoal aos idosos, desde 1965 até 2011, sendo membro da sua Diretoria em todo o período, em caráter de voluntariado. A proximidade, carinho e atenção com os idosos, fez com que fosse recebida pelos residentes daquele Asilo pelo nome de “mãe”.