OUÇA: Contingenciamento no MEC corta 11 mil bolsas para estudantes e universitários em MS

Campo Grande(MS) –  A informação é do deputado Pedro Kemp (PT), que   destacou na  sessão de quarta feira dia 4  de Setembro, o  anúncio feito pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação vinculada ao Ministério da Educação (MEC), do corte de 5. mil 613 bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado. Somente em Mato Grosso do Sul, 107 bolsistas serão atingidos.

O deputado disse  que os  contingenciamentos   feitos  pelo Governo Federal, a interrupção de programas e os cortes de bolsas reafirmam o declínio de  um  setor estratégico para o desenvolvimento do país. Não faltam recursos para o pagamento da dívida pública, mas faltam para o futuro da nação, critica do petista.

Conforme Pedro Kemp , em Mato Grosso do Sul, o congelamento das bolsas representa R$ 714 mil e 800 reais.  E que ele  protocolou  indicação ao MEC e Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações para retomar e garantir o pagamento das bolsas de iniciação científica para alunos medalhistas da Olimpíada Brasileira de Matemática e das bolsas de mestrado e doutorado. Para o parlamentar, a situação precisa ser reavaliada.

Ainda segundo o deputado, Pedro Kemp,  Programas de mestrados e doutorados de todo o Brasil anunciam uma verdadeira tragédia para o futuro do trabalho científico, porque além dos severos cortes no custeio das universidades, também foram suspensas as bolsas de estudos dos acadêmicos, fazendo a maioria dos pesquisadores abandonar os estudos para buscar emprego e sobreviver”.

João Flores Júnior

foto Rádiowebms.