Ouça: Presidente fez mais de 170 ataques á imprensa, Fenaj anuncia processo

Campo Grande(MS) – A direção da Federação Nacional dos Jornalista FENAJ estuda entrar com uma ação judicial por Dano Moral Coletivo  contra o presidente Jair Bolsonaro por causa dos ataques aos profissionais de imprensa. Na  segunda feira o presidente admitiu a presença de infiltrados na agressão a jornalistas na  manifestação realizada no domingo passado no Palácio do Planalto em Brasília.

Para a Fenaj, o próprio presidente, incentiva a violência e promove ataques Genéricos. A presidente da Federação Nacional dos Jornalistas Maria Jose Braga, confirma  que a agressão por parte do Bolsonaro é institucionalizada.

Levantamento a entidade revela que nos primeiros quatro meses do ano, O presidente Bolsonaro fez  170 ataques a imprensa. Foram 28 agressões diretas  contra jornalistas, duas contra a própria Fenaj  149 contra a credibilidade do jornalismo.

No domingo passado, dia 03 de Maio,  apoiadores do presidente agrediram cinco profissionais de imprensa no ato pro Bolsonaro. O fotografo do Jornal O Estado de São Paulo, Dida Sampaio estava em uma escada, quando foi empurrado ele caiu no chão e  foi agredido com socos, chutes e tapas. O Motorista do Jornal  Marcos Pereira também foi agredido fisicamente. Os ataques foram registrados em fotos e vídeos e publicados na imprensa Nacional.

Na manhã de segunda feira  dia 4 de Maio, o presidente Jair Bolsonaro colocou em dúvida a agressão e revelou que não viu nada.

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo a ABRAGE,  e o Observatório da Liberdade de Imprensa, da OAB, também afirmaram que as agressões aos profissionais e imprensa são incentivas pelo comportamento e pelo  discurso do presidente e cobraram respostas de outros poderes; Em Nota conjunta com a Fenaj, a direção do sindicato dos jornalistas profissionais do Distrito Federal,  disse que que a postura do presidente fere a base fundamental da Democracia e exigiu que as força de segurança impeçam atos de violência. Com informações da Rádio CBN

Da redação