Ouça; Bandido usa TeleSus para clonar WhatsApp em pesquisa fake sobre Covid 19

Campo Grande(MS) – Um golpe que usa o contato do Ministério da Saúde, o TeleSUS, como isca está de volta. No início da pandemia criminosos usaram o serviço oferecido pelo governo como fachada para aplicar golpes pelo telefone. Com a descoberta, o crime  foi esquecido, mas agora foram registrados novos casos.

O golpe funciona assim, o criminoso liga para vítima se passando por um entrevistador do SUS, Sistema Único de Saúde, que está realizando uma pesquisa relacionada com a covid-19. Ao final da suposta entrevista o criminoso pede um código para validar o contato. Este código é o PIN, um número de seis dígitos que permite o acesso remoto ao celular da vítima. Com o PIN, o golpista consegue clonar aplicativos de mensagem e contactar parentes e amigos como se fosse a vítima.

Vale lembrar que o SUS também estava fazendo pesquisas sobre a covid-19 por telefone, junto à população para mapear o avanço da doença no país. No entanto, o entrevistador nunca pedia para informar código algum. Para ajudar a identificar se a ligação é oficial ou golpe, o Ministério da Saúde disponibilizou a simulação de uma chamada feita pelo 136.

Portanto, fique atento, as chamadas feitas pelo Ministério da Saúde são gravadas e a voz é mecânica. O robô não irá pedir dados pessoais, e nem mesmo o nome da pessoa é solicitado ao início da ligação, e não há envio de nenhum tipo de código ao celular de quem atende a ligação.

Da Redação