Ouça; Justiça condena Call Center por 80 ligações de cobrança indevida

Campo Grande(MS) – O caso envolve uma  empresa de call center, em São Paulo.  Os desembargadores da 19º Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo decidiram manter a condenação de uma empresa de call center que fez mais de 80 ligações a um homem para cobrar uma dívida que não era dele. A indenização definida no valor de 5 mil reais é por danos morais. Na sentença, o magistrado argumenta que o tempo é um bem precioso e que a apropriação indevida, injusta e excessiva causa transtornos que vão além do simples aborrecimento. Segundo o processo, o dono da linha telefônica recebeu a primeira ligação em 2019 com a cobrança de uma dívida de uma pessoa que ele não conhecia.

Uma gravação pedia o CPF do suposto devedor para dar continuidade à cobrança. Apesar de ter enviado um e-mail para a empresa de call center, informando que ele não era responsável pela dívida, o homem seguiu recebendo as chamadas.

Para Dyogo Moisés, coordenador de direito digital do IDEC, Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, a decisão abre espaço para regulamentar  o tipo de cobrança feito pelas empresas de call center

Dyogo Moisés, lembrou que a lei de proteção de dados que entrou em vigor no ano passado diz que o número de telefone é um dado pessoal e só pode ser usado com a autorização expressa do consumidor. Apesar disso, segundo ele, o número de ligações indesejadas feita por empresas de call center só tem crescido desde que começou a pandemia.

Em nota, a empresa de call center disse que não vai mais recorrer da sentença, argumentou que as 80 ligações ocorreram ao longo de 7 meses e que os telefones são fornecidos pelos clientes, mas reconheceu que é preciso melhorar o processo de trabalho. Com informações da Rádio Agência Nacional.

Da redação