Ouça; Barroso pede apresentação de prova de fraude em urna eletrônica

Campo Grande(MS) – Diante da campanha anunciada pelo presidente Jair Bolsonaro, sem partido,  contra o processo eleitoral Eletrônico do Brasil, na intenção de aprovação do voto impresso, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral Ministro Luís  Roberto Barroso anunciou na sexta feira a campanha em, comemoração aos 25 anos de criação do processo eletrônico eleitoral. Para Barroso trata se de uma teórica conspiratória. O ministro  diz  quem alega suspeita de fraude na  urna eletrônica deve apresentar prova. Barroso questiona a quem interesse o discurso de fraude na votação.

E para comemorar os 25 anos de existência da urna Eletrônica, lembrada na sexta feira dia 14  de maio,  o presidente do Tribunal Superior,  anunciou uma campanha para reafirmar que o sistema Eletrônico Eleitoral e  destacou que o processo  é   seguro, confiável, transparente e auditavel.

Aprovada na Câmara Federal emenda da deputada do PSL Bia Kicis que cria uma comissão para o retorno do voto de papel, que na avaliação do presidente Jair Bolsonaro seria   auditavel . Para o Ministro Barro a medida é considera inútil do ponto de vista de Fraude eleitoral

O ministro anunciou ainda a formação e implantação de uma comissão interna que vai acompanhar todo o processo eleitoral dentro do TSE. A previsão  é de implantar a comissão até o final deste semestre e começar a formatar a eleição de 2022. Devem compor a comissão, integrantes de instituições Públicas, Universidades,  entidades de tecnologia da informação da sociedade civil organizada e do congresso Nacional .

Da redação

Foto Pablo Jacob / Agência o Globo