Ouça; Onze partidos sinalizam Sepultar voto impresso, desejo de Bolsonaro

Campo Grande(MS) – Onze  diretores de partidos   se reuniram pelo sistema Online no Último sábado  com a  maioria dos parlamentares na Câmara dos deputados. Os dirigentes dos partidos saíram em defesa das atuais urnas eletrônicas e disseram que vão sugerir novas medidas de fiscalização para mostrar à sociedade que o sistema é seguro. Um projeto que estipula voto impresso tramita na Câmara e teria que ser aprovado até outubro para valer já para as eleições de 2022. O presidente do Solidariedade deputado Paulinho da Força, defende o modelo atual do sistema eletrônico e abre discussões com sugestões da sociedade e mostrar que o sistema é seguro.

No sábado passado em visita a Chapecó Santa Catarina o presidente Jair Bolsonaro culpou integrantes do Tribunal Superior Eleitoral, anunciando que a Cúpula do TSE que que Lula vença na Fraude. Mas o presidente nunca apresentou prova. No inicio da semana passada o corregedor do TSE Ministro Luis Felipe Salomão deu 15 dias de prazo para que o presidente Bolonaro apresente provas de fraude nas eleições de 2018.  Entidades insistem que o sistema eleitoral do Brasil é seguro. E a prova disso e a alternância de presidente no Poder. Renato  Ribeiro de Almeida, coordenador da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político avalia que a volta do voto impresso não terá logística e  seria prejudicado pelo transporte e a checagem dos votos.

O Ministro Luís Roberto Barroso, presidente do TSE disse que a aplicação do voto impresso seria um retrocesso. Para Valer para na eleição para  de 2022 , a aplicação do voto impresso deve ser discutido e aprovado na Câmara Federal e Senado da República  até  outubro deste ano. Com informações da Rádio  CBN

 Da redação

Foto Valter Campanato/ Agência Brasil.