Ouça; Fisioterapia é a “bola da Vez” profissionais são requisitados cada vez mais

Campo Grande(MS) – Com um trabalho relevante no processo de recuperação de pacientes infectados com coronavírus, os profissionais da fisioterapia estão cada vez mais inseridos no atendimento de quem sofre com as sequelas deixadas pela covid-19. A observação é do médico especialista em cardiologia, clínica média e emergências clínicas pela Unesp, Fabrício da Silva. Segundo o especialista, o fisioterapeuta desempenha um papel essencial nesse contexto, já que o paciente perde condicionamento físico, capacidade de oxigenação, além de ficar com o organismo inflamado.

Para o diretor do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO), Abidiel Pereira Dias, a atuação dos profissionais da área não se limita apenas ao atendimento do paciente no pós-internação. Além disso, a assistência é oferecida desde os casos mais simples aos mais graves.

Estudo feito por pesquisadores da Universidade de São Paulo USP, revela que pacientes com covid-19 que têm mais força e massa muscular tendem a permanecer menos tempo internados em decorrência da doença. Além disso, fisioterapeutas afirmam que os músculos que ajudam na respiração também são importantes nesse quadro.

O presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Rio Grande do Sul, Jadir Camargo, afirma que a função da fisioterapia no contexto da covid-19 ajuda na parte pulmonar, com a oxigenação brônquica, assim como por meio de uma ventilação mais adequada, que auxilia no preparo e restauração da musculatura respiratória.

De acordo com dados de vagas da Catho, em 2020 a procura por fisioterapeuta hospitalar e respiratório subiu 725% . Além disso, de acordo com o Fórum Econômico Mundial, a terapia física e a terapia respiratória foram apontadas em 2020, como carreiras promissoras.

Da redação