Ouça; Como anda a saúde emocional do aluno no retorno a aula na Pandemia?!

Campo Grande(MS) – Mais do que a adoção de protocolos sanitários seguros, os gestores da educação de todo o país vão ter um desafio adicional na volta às aulas presenciais, que vai ocorrer em boa parte dos estados a partir de agosto, o acolhimento às crianças afastadas do ambiente escolar por causa da pandemia da covid-19.

Silvia Lima, gerente de projetos do Instituto Ayrton Senna e especialista em Formação de Educadores, destaca que além do trabalho de recuperação do conteúdo pedagógico atrasado, os profissionais de educação e pais ou responsáveis devem dar atenção especial à saúde emocional dos alunos.

O retorno às aulas presenciais tende a ser um desafio maior quanto mais novos são os alunos, dizem especialistas. O choro e a tristeza no momento da despedida dos pais são mais comuns entre os pequenos. Nessas horas, as famílias devem estabelecer uma comunicação adequada com as crianças, como explica Rafael Parente, PhD em educação pela Universidade de Nova York e ex-secretário de educação do Distrito Federal.

Os especialistas ouvidos foram unânimes ao apontar que o diálogo entre as famílias e escolas é fundamental para facilitar a reintegração das crianças. Com informações da Rádio Brasil 61.

Da redação

foto Academia Médica.