Ouça; Homem deve fazer teste para detectar Câncer de Mama a cada 2 anos

Campo Grande(MS) – Quando se fala em câncer de mama é comum pensarmos logo nas mulheres. Porém 1% dos casos, no Brasil, ocorrem em homens. Devido a essa baixa incidência, não há programas de rastreio da doença no público masculino. Por isso, o Ministério da Saúde recomenda que os homens façam mamografias a cada dois anos entre 50 e 69 anos de idade.

O médico mastologista Marcelo Bello, que é diretor da unidade especializada em câncer de mama do Instituto Nacional do Câncer (INCA), explica que não se deve ter medo de fazer o exame.

Há seis anos, o carreteiro aposentado Celso Alves Junior se sentiu incomodado com uma pequena inflamação próxima ao mamilo. Procurou uma médica da família que o encaminhou a um mastologista. Celso conta a dificuldade que enfrentou para conseguir a consulta.

Cinco dias após a consulta, Celso foi operado. Desde de então, já passou por sessões de quimioterapia, radioterapia e, ainda hoje, realiza sessões de hormonioterapia. Ele apela para que a população se conscientize de que o problema também afeta os homens.

O diretor do INCA, Marcelo Bello,a firma que o câncer de mama masculino geralmente está ligado a fatores genéticos, por isso sempre que se detecta a doença em um homem, deve- se analisar toda a família. Segundo ele, a falta de atividades físicas e de uma alimentação saudável, além do consumo excessivo de bebidas alcoólicas estão entre os fatores que potencializam o risco de desenvolver a doença.

Da redação

foto O Estadão