Ouça; Mulheres e crianças contraem Sífilis de forma congênita no Brasil

Campo Grande(MS) – Os dados são do boletim divulgado pelo Ministério da Saúde para a campanha do Dia Nacional de Combate à Sífilis, comemorado no dia 16 de outubro. Desse total, 61 mil eram gestantes e 22 mil eram crianças que foram contagiadas na modalidade congênita, através da gestação.

O Secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros, diz que apesar dos números ainda serem altos, os casos de sífilis apresentaram queda nos últimos anos após ter atingido a maior alta da década em 2018. Ele relembra ainda a importância de se fazer um diagnóstico correto e a tempo da doença.

Segundo a infectologista do polo de prevenção às IST’s da Universidade de Brasília, Valéria Paes, um dos grandes perigos da sífilis é que a infecção pode ser assintomática.

A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível curável e que pode ser prevenida com o uso de camisinha durante as relações sexuais. A bactéria pode causar lesões nas genitais e, se não for tratada, pode evoluir para uma infecção do sistema nervoso central, ou causar problemas cardíacos e outros quadros mais graves.

Foto Ilustratriva