Ouça; MPF recomenda uso de Badycams em fardas de policiais da PM

Campo Grande(MS) – Depois  de denúncia de abordagem exagerada da força junto ao acampamento indígena Ava Eté, em Dourados,   em ocorrência registrada por PMs sobre  carro da PM que depredado  por indígenas, o Ministério Público Federal (MPF) expediu recomendação à Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Estado, pedindo o uso de câmeras corporais por policiais militares em casos de ocorrências em área  de conflitos fundiários.

Com as câmeras operacionais portáteis, bodycams, acopladas às fardas dos militares, todos os atendimentos de ocorrências  envolvendo comunidades indígenas, seriam registrados em gravação audiovisual.  De acordo com  MPF, a recomendação é motivada por relatos e registros feitos por integrantes da comunidade indígena Ava Eté II, acampada em região próxima à aldeia Bororó, em Dourados.

De acordo com a nota, “A Polícia Militar realizou uma abordagem injustificada com excessivo uso da força no dia 11 de novembro, com disparos de arma de fogo e depredação de habitações. Os  índios  afirmam ter fugido pela aldeia Bororó; ninguém se feriu”. Na mesma ocasião, policiais militares registraram ocorrência na Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário, Depac, de Dourados, devido o carro da PM ter sido apedrejado pelos  indígenas.

Da redação

Foto Rafael Soares