Para combater ômicron 80% dos Estados deveriam estar vacinados, 4 passam de 70%

Campo Grande(MS) – Depois de 11 meses do início da vacinação contra a Covid 19 em todo o Brasil somente quatro Estados conseguiram chegar a 70% da população totalmente Imunizada, São Paulo o primeiro a começar a campanha  em 17 de janeiro, tem 78% da população vacinada considerando os dados do consórcio de veículos de imprensa. Depois de São Paulo, aparece Piauí com 73% MS com 71%  e Minas Gerais com 70%.

Além, disso existem três Estados com menos de 50% da população vacinada, são eles, Amapá  com 39.1% Roraima 39,6%  e acre  com 47,7% todos na região norte do Brasil. Nove  Estados estão com cobertura entre 50 e 60% e  11  com cobertura entre 60  e  70%;

A  defasagem de vacinação entre os Estados preocupa no momento em que aumenta o índice de circulação das pessoas nas festividades de fim de ano  e o crescimento   de contaminação por causa da variante ômicron pelo Brasil.

O  infectologista,  Emerson Luz acha que a disparidade de vacinação entre os estados é por causa da logística da chegada da vacina. Algumas cidades da região norte recebem o imunizante através de barcos ou aviões e ainda existem povoados isolados.  Para o especialista há ainda a limitação de trânsito em diversos locais.

Dados do Consórcio de veículos de Imprensa  revelam que 142 milhões de Brasileiros tomaram as duas doses da vacina  ou a de se única, o que representa  66% da população do Brasil.

A primeira dose da vacina da Covid  chegou a 75% dos Brasileiros. Com Informações da CBN

Da  redação

Foto Divulgação.