Ouça; TCU anuncia 7 mil obras com dinheiro federal inacabadas no Brasil

Campo Grande(MS) – O relatório mais recente sobre a situação das obras paradas no Brasil, feito pelo Tribunal de Contas da União, TCU, aponta que mais de sete mil empreendimentos com recursos federais estavam paralisados ou inacabados em 2020. Segundo o órgão, as três principais causas para a interrupção dos contratos eram: deficiências técnicas, deficiências no fluxo orçamentário e financeiro, e o abandono pelas empresas.

Para Patrícia Sampaio, professora da Fundação Getúlio Vargas Direito, a solução desse problema passa, primeiramente por duas medidas, planejamento e acompanhamento.

Segundo Dickran Berberian  , professor do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade de Brasília, a UnB, há vários motivos para as milhares de obras paralisadas no país. Ele diz que há casos em que as empresas participantes de uma concorrência na licitação colocam preços irreais para execução da obra, com o objetivo de ganhar a disputa e na esperança de conseguir algum contrato aditivo no futuro.

A partir do levantamento do TCU, é possível dizer que cerca de uma a cada três obras com recursos federais no Brasil estava parada ou inacabada ao fim de 2020. Esses empreendimentos custaram R$15 bilhões aos cofres públicos sem dar retorno algum à sociedade. Com informações da Rádio Brasil 61.

Da redação

Foto Divulgagção.