Ouça ; Plano de saúde ainda é o mais reclamado pela comunidade.

Campo Grande(MS) – Os planos de saúde estão no topo das reclamações dos consumidores no ranking do IDEC, Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor. O balanço de atendimentos e queixas é realizado pelo instituto todo ano.

Depois dos Planos de Saúde aparecem os serviços financeiros, empréstimos consignados, e os relacionados a cartões de crédito. O assessor jurídico da área de relacionamento do IDEC, David Guedes, explica que em 2020 os serviços bancários ocuparam o primeiro lugar, mas no ano passado houve aumento expressivo de busca relacionado ao plano de saúde.

Foi o que aconteceu na família do economista Heris Coutinho, apesar de estar com plano de saúde em vigor, não conseguiu marcar uma cirurgia para o pai.

A última pesquisa do IDEC sobre o perfil do consumidor mostrou que apesar de que 94% dos brasileiros declarem algum conhecimento em direito do consumidor, 58% não recorrem ao Código de Defesa do Consumidor e não buscam seus direitos.

O levantamento mostrou que 67% já sentiram seus direitos desrespeitados quando tiveram dificuldade para cancelar serviços como cobrança indevida ou compra de um produto com defeito. Nestes casos, David Guedes explica que o Procon atua como mediador entre o consumidor e a empresa, afim de negociar uma solução extra judicial. Já o IDEC que tem abrangência Nacional, é mais um órgão que age para conscientizar os consumidores. Com informações da Rádio Agência Nacional.

Da redação.