Ouça; Pandemia reverteu anos de progresso de combate a tuberculose

Campo Grande(MS) – O Dia Mundial de Combate à Tuberculose é comemorado no dia 24 de março e, segundo dados apresentados durante o Webinário: Rumo à implementação do plano nacional de Tuberculose frente aos desafios da covid-19, a doença ainda é um importante problema de saúde no Brasil, com 69 mil novos casos em 2020 e 4.500 mortes no mesmo período.

A doença é causada por uma bactéria que entra nas vias aéreas e se aloja no pulmão ou em outras áreas do corpo, a chamada tuberculose extrapulmonar. Segundo o médico reumatologista, João Alho, a doença também é pega pelo ar, assim como a covid-19, mas existem algumas diferenças.

Segundo a coordenadora geral substituta de Vigilância das Doenças de Transmissão Respiratória de Condições Crônicas do Ministério da Saúde, Patricia Bartholomay, a pandemia trouxe retrocessos no combate da doença.

A vacina BCG é o único tipo de imunização contra a doença e deve ser tomada em dose única, preferencialmente nas primeiras 12 horas após o nascimento, ou até quatro anos, caso a criança não tenha sido vacinada.