DECAT inaugura sala Laranja em Campo Grande

Campo Grande (MS): Em alusão à campanha abril laranja, a Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista (DECAT) inaugurou nesta sexta-feira, 08/04, a “Sala Laranja”. A solenidade aconteceu no período da manhã e contou com a presença de diversas autoridades, dentre elas, o Delegado de Polícia Especializada (DPE), Edilson dos Santos, o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV), Thiago Fraga, a coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Juliana Resende, subsecretária de bem-estar animal, Ana Cristina Camargo de Castro e o secretário de governo e relações institucionais do município de Campo Grande, Antônio Lacerda.

De acordo com o delegado titular da DECAT, Maércio Alves Barbosa, a sala está sendo criada em referência ao mês de abril, considerado mês de proteção contra crueldade animal. “Será mais um setor criado na delegacia para o enfrentamento aos maus-tratos dos animais”, explicou.

O espaço irá funcionar por intermédio de uma parceria entre a Polícia Civil/DECAT, CRMV, CCZ, SUBEA e Ong Cão Feliz. A intenção é realizar um trabalho de conscientização sobre a posse responsável e tem por objetivo marcar de forma permanente a repressão e prevenção da crueldade e maus-tratos dos animais.

Nesta sala serão recepcionados e registrados os casos de denúncias de maus-tratos, que serão averiguadas em um primeiro momento, pela SUBEA, CCZ e CRMV. Caso haja a possibilidade de o dono continuar cuidando do animal, ele assinará um termo de adequação e terá que cumprir com todas as exigências necessárias.

Será dado um prazo para que sejam feitas as adequações necessárias e haverá um monitoramento das ações por parte das equipes citadas. Caso haja descumprimento das medidas, será aberto um inquérito policial e o tutor poderá responder criminalmente e administrativamente, podendo ser multado e até preso.

Abril Laranja

A campanha Abril Laranja foi criada pela Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade contra os Animais (ASPCA) e defende que todo e qualquer animal tem direito a tratamento gentil e respeitoso sob os cuidados dos humanos e deve ser protegido pela lei. Com informações da Assessoria de imprensa da DGPC

Da redação

Foto Assessoria DGPC.