Ouça;Entidade orienta a fazer exame de mama a partir dos 40 anos.

Campo Grande(MS) – A Sociedade Brasileira de Mastologia, a SBM, recomenda a realização do exame de mama a partir dos 40 anos. A orientação é baseada em estudos que revelam que 25% das mulheres brasileiras que terão câncer de mama estarão na faixa etária entre 40 e 49 anos de idade.

No entanto, a cobertura de mamografias no Brasil ainda está abaixo dos 70% recomendados pela Organização Mundial da Saúde. Segundo a SBM, a cobertura média das mulheres atendidas pelo Sistema Único de Saúde é em torno de 20%, percentual que diminuiu ainda mais durante a pandemia. A doutora, Paula Saad, mastologista e membro titular da SBM, comenta sobre a baixa cobertura dos exames no Brasil.

De acordo com a SBM, 60% dos casos de câncer de mama no Brasil são diagnosticados em estágio avançado. O doutor Anderson Silvestrini, oncologista da Rede D’Or (se fala DÓR), afirma que o exame de mamografia é considerado padrão ouro, por detectar o câncer de mama em mulheres assintomáticas.

A mamografia é um direito da mulher brasileira, estipulado pela Lei nº11.664 de 2008. Segundo o Ministério da Saúde, existem cerca de quatro mil e duzentos mamógrafos em uso no SUS, número considerado suficiente para o país. No entanto, a SBM chama a atenção para a má distribuição desses equipamentos, que se concentram nas grandes cidades e capitais. Ouça a reportagem

Da redação.

 

.