Ouça; A importância do teste do Pezinho, para prevenir mais de 50 anomalias

Campo Grande(MS) – Uma coleta de sangue no calcanhar do recém Nascido é feita ainda na maternidade. É o chamado teste do pezinho, que identifica doenças metabólicas, genéticas e infecciosas que se tratadas precocemente, possibilitam crescimento físico e mental  do bebê e salvar Vidas. Eduardo nasceu no tempo certo e saudável e depois de fazer o teste do pezinho, na maternidade,  foi detectado um problema de Coagulação congênito, a mãe Cleodonice, levou o filho ao especialista. Agora com dois anos, Eduardo tem uma vida normal, e precisa tomar cuidados no dia a dia. A mãe se sente aliviada de ter descoberto a doença de forma precoce

É por isso que existe o teste do pezinho. Conhecer bem cedo doenças que podem prejudicar a saúde dos bebês. O Neonatologista, Jamil Caldas, explica que o exame deve ser colhido entre o terceiro e o quinto dia de vida do recém nascido na maternidade ou em uma unidade de Saúde. O teste é garantido por lei e pode ser feito no Sistema Único de Saúde. Cada teste pode detectar seis tipos de doenças, e pela rede Privada com, o chamado teste estendido, o procedimento pode chegar a 50 anomalias. O médico, Jamil Caldas, fala da importância da realização do teste do Pezinho e do tratamento precoce de doença.

De acordo com o Ministério da Saúde, 6 doenças integram o Programa Nacional de Triagem Neonatal, a expectativa é de que o numero suba para 14, em breve. Com colaboração de Beatriz Albuquerque da Rádio Nacional de Brasília.

Da redação

Foto Divulgação.