Ouça; Violação de Direito do Idoso teve mais de 35 mil denuncias pelo disque 100

Campo Grande(MS) – De janeiro a junho de 2022, o Disque 100 registrou mais de 35 mil denúncias de violações de direitos humanos contra idosos. Essa é a terceira maior causa das acusações do canal. A informação foi divulgada pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, durante o Junho Violeta, mês da conscientização da violência contra os idosos.

Segundo o levantamento, 87% das denúncias são de violações cometidas na própria casa onde o idoso reside. Já em relação ao agressores, os filhos são suspeitos em mais de 16 mil registros de violência, seguido por vizinhos e netos.

O geriatra e professor do Instituto de Geriatria da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUC-RS, Newton Terra, destaca os principais tipos de violência contra os idosos.

O geriatra explica que a violência institucional é cometida por funcionários públicos que tratam os idosos com agressividade, rispidez e hostilidade. Já a violência estrutural é a precariedade das políticas públicas, especialmente no sentido da prevenção da violência contra o idoso.

Levando em conta que a maioria dos casos de violência contra idosos é cometida por familiares próximos, o doutor Newton Terra recomenda que a família invista em afeto e educação.

Qualquer pessoa que testemunhar algum tipo de violência contra os idosos pode fazer uma denúncia anônima pelo Disque Direitos Humanos, o Disque 100. A central recebe ligações diariamente, 24 horas por dia, inclusive nos finais de semana e feriados. A discagem direta pode ser feita de qualquer lugar do Brasil e é gratuita.

Da redação

Ilustração ; Portal do Evelhecimento.