Ouça; SUS promoveu mais de 30 mil procedimentos para implantação do DIU em 2021

Campo Grande(MS) – O Ministério da Saúde investiu mais de R$95 milhões na compra de métodos contraceptivos no último ano. O montante faz parte das estratégias de planejamento familiar para a assistência à saúde da mulher do Sistema Único de Saúde. Atualmente são nove os métodos contraceptivos oferecidos pelo SUS.

As ações do programa garantem às famílias o direito de ter quantos filhos quiser, no momento que lhe for mais conveniente, com toda a assistência necessária.

Segundo a Dra. Lana de Lourdes Aguiar Lima, ginecologista, obstetra e diretora do Departamento de Ações Programáticas Estratégicas (DAPES), os recursos são destinados a estados e municípios anualmente.

No ano passado, foram mais de 31 mil procedimentos para a colocação do DIU, o dispositivo intrauterino em mulheres. Esse método é seguro e de longo prazo, por isso o Ministério da Saúde quer ampliar o seu uso dentro do SUS.

A estudante Maria Eduarda Matos, de 22 anos, colocou o DIU em uma Unidade Básica de Saúde (UBS), em maio deste ano, e se surpreendeu com a rapidez do processo. Após uma consulta e a solicitação de exames, logo em seguida o procedimento foi agendado.

Desde o segundo semestre de 2021, o Ministério da Saúde tem oferecido, qualificação dos médicos da Estratégia Saúde da Família para oferta, inserção e acompanhamento das mulheres que optarem pelo uso do DIU.

Da redação