Ouça; Estudo do IBGE sobre Saúde Mental de Estudante, acende alerta !!

Campo Grande(MS) – O IBGE divulgou diferentes dados sobre saúde e qualidade de vida de estudantes de 13 a 17 anos avaliados entre 2009 e 2019. Nos destaques, a pesquisa mostrou que esses alunos estão mais insatisfeitos com o próprio corpo, se sentem mais inseguros no trajeto ou na escola, têm relações sexuais mais cedo, usam menos preservativos, experimentam mais bebidas alcoólicas e menos cigarros.

Esses são alguns dos indicadores da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar. Segundo Marco Andreazzi, gerente do levantamento do IBGE, a análise dos resultados permite uma visão ampla, dos contextos sociais dos escolares.

Dados sobre a saúde mental se destacam entre os números. Pouco mais de 40% dos estudantes questionados relataram já ter sofrido bullying, com provocação ou intimidação, um aumento de 10 pontos percentuais quando comparado com 2009.

Gisele de Lucca, mãe de um adolescente de 16 anos, avalia que a instantaneidade de décadas, marcada pelo avanço digital geram impactos significativos na saúde e no comportamento dos jovens estudantes.

A pesquisa também questionou nesses anos se os adolescentes já faltaram às aulas pelo menos um dia por se sentirem inseguros, ou no trajeto ou dentro da escola. A porcentagem dos alunos que responderam “sim” dobrou de 8% em 2009 para 17% em 2019. Com informações da Rádio Brasil 61.

 

.