Ouça; índice de participação da mulher em cargo eletivo é o mesmo da eleição de 2018

Campo Grande(MS) – Em Mato Grosso do Sul,  8  candidatos disputam o Parque dos Poderes, o advogado Adonis Marcos (Psol), a deputada federal Rose Modesto (União Brasil), o ex-secretário estadual de Infraestrutura Eduardo Riedel (PSDB), o ex-governador André Puccinelli (MDB), o ex-prefeito de Campo Grande Marquinhos Trad (PSD), a advogada Giselle Marques (PT), o deputado estadual Capitão Contar (PRTB) e o líder indígena guarani kaiowá Magno Souza (PCO).

Em todo o Brasil o percentual de mulheres disputando Cargos Políticos é o mesmo da eleição de 2018; de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral  dois terços dos candidatos são homens e as mulheres ocupam, 33%  da corrida.

Para o Cientista político, Cristiano Noronha, os dados revelam que a luta para que mais mulheres participem da politica, precisa de mais incentivo.

Ainda de acordo com dados da Justiça Eleitoral a quantidade de candidatos que se declararam policiais militares, cresceu 14% em relação a 2018. Na avaliação do Cientista Político Melilo Diniz, o crescimento demonstra força institucional das corporações .

As opiniões dos cientistas políticos, Cristiano Noronha e Melilo Diniz, foram dadas ao Jornal da CBN Nacional.

Em Mato Grosso do Sul seis disputam  uma vaga no senado da República, são eles,  empresário Anízio Tocchio (Psol), o ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (União Brasil), a deputada federal Tereza Cristina (PP), o ex-juiz federal Odilon de Oliveira (PSD), o jornalista Jeferson Bezerra (Agir) e o professor universitário Tiago Botelho (PT). Para a Câmara Federal são 152 postulantes  sendo que  385 vão disputar as 24 vagas na Assembleia Legislativa

Da redação