Ouça; Dez milhões de pessoas tem deficiência auditiva no Brasil

Campo Grande(MS) – O Dia Internacional da Linguagem de Sinais, celebrado dia 23 de setembro, serve não apenas para reflexão dos desafios ainda enfrentados, mas também das conquistas já alcançadas pela comunidade surda brasileira. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, mais de 10 milhões de pessoas têm deficiência auditiva no país.

A lei brasileira que reconhece a Libras, Língua Brasileira de Sinais, como meio legal de comunicação e expressão, completou 20 anos em 2022, mas a comunidade ainda enfrenta muitas dificuldades para acessar serviços básicos do dia a dia, fornecidos por empresas públicas e privadas.

Para Jhonatas Narciso, um dos intérpretes de Libras da EBC, Empresa Brasil de Comunicação, a data é um marco importante para as mais de 70 milhões de pessoas com deficiência em todo o mundo que usam uma das trezentas variantes de linguagem de sinais.

A criação do Centro Municipal de Interpretação de Libras, prevista pela Lei 6.341/19, do vereador Otávio Trad (PSD), garantiu mais acessibilidade para a comunidade surda em Campo Grande. Desde sua criação em junho de 2022, o Centro Municipal de Interpretação de Libras realizou dois mil atendimentos em Campo Grande, segundo o levantamento da Subsecretaria de Defesa dos Direitos Humanos.

Conforme os dados da Subsecretaria, os intérpretes de Libras atendem principalmente na Defensoria Pública, hospitais, postos de saúde, Casa da Mulher Brasileira, delegacias, Central do IPTU, em entrevistas de emprego e agências bancárias.

Da redação

Foto Signumweb