Ouça; Bloqueio Bolívia Brasil causa desabastecimento de alimento nos 2 países

Campo Grande(MS) – O bloqueio de veículos na  linha internacional entre Corumbá em Mato Grosso do Sul e Porto Guijarro na Bolívia acontece desde o dia 20 de outubro. A greve   é do  Bolivianos, insatisfeitos com o presidente Luís Arce.  Os trabalhadores querem que  o  Censo Demográfico seja feito em junho de 2023. Nenhum veiculo pode entrar ou sair da Bolívia pelo acesso. Os grevistas interditaram a estrada com pedaços de paus, terra,  cavalete e tambores. Eles usam ainda bandeiras de Santa Cruz,  Bolívia e Porto Guijarro.

O presidente da Set Log  Pantanal, Lourival Vieira Costa Junior, disse que 1 .200 cargas estão paradas por causa do Bloqueio. Ele  revela que  já acontece o desabastecimento na Bolívia e que o bloqueio também é sentido no Brasil.

Já o secretário de desenvolvimento econômico sustentável  de Corumbá, Cássio Costa Marques, explicou que o fechamento de fronteira  diminuiu em 40%  as venda do comércio local, já prejudicado pela Pandemia e que o governo do Brasil pouco pode fazer ..

A direção da Empresa Set Log,  estima que o prejuízo por carga é de 5 mil dólares por dia: Considerando mil cargas paradas o prejuízo pode alcançar R$ 25 milhões por dia. Com Colaboração de Beatriz Albuquerque, da Rádio Nacional de Brasília.

Da redação

Foto Rodolfo Cesar