Sociedade de Dermatologia faz campanha contra o câncer de pele na capital

Campo Grande(MS) – Sábado dia  19 de  Novembro, a  SBD/MS realiza (Sociedade Brasileira de Dermatologia), em parceria com os dermatologistas do serviço de dermatologia do HU-MAP estarão juntos em um mutirão em combate ao câncer de pele. O atendimento será gratuito e os pacientes com indicação serão diagnosticados e tratados no mesmo dia, respeitando a capacidade de atendimento.

A ação acontece entre às 8h e 15h, no Ambulatório de Dermatologia do Hospital Universitário, localizado Av. Senador Filinto Müller, 1 – Universidade Federal, não havendo necessidade de marcar horário, apenas a obrigatoriedade de portar o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo a presidente da SBD-MS (Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional Mato Grosso do Sul), Daniela Rodrigues, agir de forma preventiva é a melhor maneira de prevenir o câncer de pele. “Ano passado não realizamos atendimento presencial por conta da pandemia, então fizemos uma ação de conscientização. Porém este ano estamos aguardando a população para que compareçam e façam suas consultas e devidos procedimentos caso haja necessidade”, explica.

A presidente acrescenta ainda que trabalhar de forma preventiva é fundamental para um diagnóstico precoce e sucesso do tratamento. “Este trabalho de conscientização feito pelas sociedades de dermatologia salva milhares de vidas por ano, por isso pretendemos sempre ampliar os atendimentos prestando assim um relevante trabalho para população”.

 

Prevenção 

O câncer da pele pode se manifestar como uma pinta ou mancha, geralmente acastanhada ou enegrecida, como também uma ferida que não cicatriza. A regra do ABCDE ajuda na suspeita de uma lesão maligna e sinaliza que um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia deve ser procurado.

A= lesão assimétrica

B= bordas irregulares

C= alteração de cor

D= diâmetro maior que 6 mm

E= evolução ou modificação da lesão

 

Da redação