Presidente do TCE afastado por 180 dias terá de usar tornozeleira

Campo Grande(MS) – A Polícia Federal pediu afastamento de  três conselheiros do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul, na Operação Terceirização de Ouro. Os conselheiros afastados seriam o presidente Iran Coelho das Neves, o ex-presidente Waldir Neves e Ronaldo Chadid. Com isso, o conselheiro Jerson Domingues assume a presidência interinamente. A policia apura a prática dos crimes de peculato, direcionamento de licitações e lavagem de dinheiro. A ação é realizada em conjunto com a Controladoria-Geral da União e a Receita Federal do Brasil. São  30 mandados de busca e apreensão em Campo Grande/MS, Brasília/DF, São Paulo/SP, Porto Alegre/RS e Miracema/RJ. O Superior Tribunal   de Justiça  ainda autorizou o afastamento dos sigilos fiscal, bancário e telefônico de pessoas físicas e jurídicas investigadas.

Os Conselheiros do TCE suspensos foram proibidos de acessar as dependências do órgão, além da vedação de comunicação com pessoas investigadas e monitoramento eletrônico. As mesmas medidas também foram aplicadas a dois servidores e um ex-servidor do Tribunal. O presidente do TCE-MS,  conselheiro Iran Coelho das Neves, vai usar tornozeleira eletrônica durante o afastamento de 180 dias do cargo. Além dele, também foram afastados dos cargos os conselheiros Waldir Neves e Ronaldo Chadid. Advogado de Iran, André Borges informou que ainda não teve acesso aos autos da decisão.  Também foi afastado do cargo o conselheiro Waldir Neves, o advogado dele Ronaldo Fraco informa que não teve acesso aos autos.

Também é alvo da ação o corregedor-geral da corte, conselheiro Ronaldo Chadid. A assessoria jurídica dele ainda não se manifestou.  A assessoria de imprensa do TCE informa que deve faze comunicado.  O nome da operação decorre de indícios de crimes relacionados a contratos de terceirização de mão de obra do Tribunal. O nome da operação decorre de indícios de crimes relacionados a contratos de terceirização de mão de obra do Tribunal.

da redação

Foto. Assessoria TCE MS