Janeiro pode ter precipitação acima dos 200 milímetros no centro e Nordeste

Campo Grande(MS) – A primeira semana de Janeiro é  de  chuva em Mato Grosso do Sul. De acordo com dados do  Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec/Semagro) indica que uma nova frente fria vai favorecer a formação de chuvas de intensidade moderada a forte e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento, em Dourados, Campo Grande, Maracaju, Mundo Novo, Aral Moreira, Paranhos, Sete Quedas  e ainda em  Porto Murtinho, Bela Vista Jardim , Nioaque e Bonito. A Chuva atinge ainda as cidades de Aparecida do Taboado, Três Lagoas, Inocência, Bataguassu, e Paranaíba.

A combinação de chuva e nebulosidade deve amenizar a sensação de abafamento, e as temperaturas máximas devem permanecer abaixo de 33°C na maior parte do Estado, menos nas cidades de Corumbá, Miranda, Bodoquena. Terenos e Aquidauana  onde os termômetros podem chegar aos 34°C.

De acordo com o Cemtec, os ventos atuam do quadrante norte, com valores entre 40-60 km/h  e  podem atingir valores acima de 60 km/h. De acordo com Cemtec  até o dia 12 de janeiro, os acumulados de chuva tendem a ser bem significativos no Estado, ficando acima de 150 mm. Os maiores acumulados nas cidades das  regiões norte e Nordeste  que podem ter acumulados acima de 200 mm.