Ouça; Governo tem sugestão para novo PL sobre Fake News no Brasil

Campo Grande(MS) – Na discussão da nova lei sobre Fake News, o governo quer criar uma entidade sobre regulação, sobre todas as plataformas que seriam responsáveis por revisar e a publicação de todos os conteúdos e contas. Criar uma ouvidora independente e ter mais cuidado com a abertura de página de conteúdo; A minuta do governo quer ainda a criação de uma entidade com autonomia própria para fiscalizar se as plataformas cumprirão a lei  e terão  direito a aplicação de sanções quem variam de uma simples advertência ao pagamento de R$ 50 milhões por infração.

Hoje a plataforma tem autonomia para moderar conteúdo seguindo o termo de uso, assim quem publica fake News é responsabilizado pela iniciativa. O minuta do governo deve ser avaliada pelo relator deputado Orlando Silva, nesta  segunda feira dia 3  de Abril.  O deputado considera  lei vigente ultrapassada.

Outro ponto polêmico da minuta do  governo é sobre a imunidade parlamentar.  Para o Secretario de Politicas Digitais da Secretaria de Comunicação da Presidência da República,  João Brant, disse que a nova minuta traz um caminho  intermediário na avaliação de publicação de conteúdo e suspensão de contas nas Plataformas;  Caso a medida com mudanças no PL do governo seja aceita, a medida ainda tem 45  dias para ser aprovada pelo Senado da República.

Da redação