OUÇA: Prazo para declaração de rebanho é adiado e quem não fizer terá propriedade interditada

Campo Grande (MS)-O produtor tem até o dia 30 de junho para a realização da Atualização Cadastral e da Declaração Semestral de Rebanhos 2023. As informações são obrigatórias não apenas para as propriedades que possuam bovídeos, mas também para aquelas que possuem outras espécies. O médico veterinário e auditor fiscal agropecuário do Ministério da Agricultura, Elvio Gazola, explica a importância da declaração. 

 SONORA

Envio de informações é obrigatória até dia 30 de junho

É a primeira experiência após a suspensão da vacina contra a febre aftosa, realizada nos meses de maio e novembro. O Estado conseguiu o reconhecimento de área livre da doença sem vacinação no ano passado. A contagem de rebanho era realizada na época da aplicação da vacina. Agora o produtor precisa ficar atento ao prazo e fazer a declaração através do sistema da Iagro, a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal. 

SONORA

Quem perder o prazo fica com a propriedade interditada, adverte Elvio Gazola à RádioWebMS. 

 SONORA

Após o dia 30 de junho o produtor deverá procurar obrigatoriamente o escritório da Iagro no município e estará passível de multa. Até o dia 15 de junho, 79% dos produtores da região do Planalto haviam entregue a declaração. No Pantanal, o número chegava a 78%.