OUÇA: Exame toxicológico continua obrigatório mas motorista que não fizer agora recebe multa

Campo Grande (MS)– Está na lei que rege a profissão de motorista profissional. O exame toxicológico para verificar a presença de substâncias ilícitas no organismo é obrigatório a cada dois anos e meio. A medida segue sendo obrigatória para motoristas das categorias C, D e E. Uma Medida Provisória previa a aplicação de penalidade para 2025. Porém, a norma foi convertida em lei. Através da nova legislação, as sanções agora passaram a valer no dia primeiro de julho deste ano para quem não estiver em dia com o exame. O instrutor do Sest/Senat, Edson Silva, comenta a RádioWebMS, que o motorista pode receber multa gravíssima e suspensão do direito de dirigir por 3 meses. Outra questão é que o cidadão pode receber a multa mesmo que conduza outro tipo de veículo diverso da categoria. 

SONORA

Em caso de reincidência, a penalidade dobra. O motorista deve procurar por uma clínica credenciada pelo Departamento Estadual de Trânsito. Mariana Cordeiro é caminhoneira há 2 anos e está com o exame em dia. Ela comenta que é um procedimento simples e importante para proteção do próprio motorista. 

SONORA

O instrutor Edson Silva destaca ainda que a CNH digital contém informações sobre o motorista, incluindo a data de vencimento do exame toxicológico. 

SONORA